O Deep Purple lançou nessa sexta-feira (07/08/2020), seu 21° álbum de estúdio. O trabalho, intitulado "Whoosh!", chega a público por meio da earMUSIC, com edição física nacional pela Shinigami Records em CD de acrílico simples e digipack com CD e um DVD que traz o registro do show no festival Hellfest 2017.
Em material de divulgação, o Deep Purple. afirma que o lema do novo disco foi "colocar o Deep de volta ao Purple", no sentido de dar mais profundidade às músicas. A banda aponta que "estendeu-se para todas as direções, sem limitações, deixando a criatividade fluir" neste novo disco.
"Whoosh!" conta, novamente, com a produção de Bob Ezrin. O lendário profissional de estúdio, notável por discos do Kiss, Pink Floyd, Alice Cooper e vários outros, também trabalhou nos últimos dois álbuns do Purple: "Now What!?" (2013) e "inFinite" (2017).

Trata-se, ainda, do quinto álbum de estúdio da formação conhecida como Mark VIII, na ativa desde 2002. O grupo conta com Ian Gillan no vocal, Steve Morse na guitarra, Roger Glover no baixo, Don Airey nos teclados e Ian Paice na bateria.
Adiado pela pandem
A data inicial de divulgação do disco era 12 de junho, mas a banda optou por adiar devido à pandemia do novo coronavírus, que paralisou uma série de serviços - incluindo os necessários para o lançamento de um álbum.
"As linhas de distribuição - vendas físicas de CDs, vinil, cassetes (?) etc - e os pontos de venda estão fechados", afirmou o vocalista Ian Gillan, em comunicado assinado por ele nas redes. O cantor pontuou que muitos fãs gostam de adquirir o material físico, por isso, a banda optou pelo adiamento.
"Em minha quarentena, estou ouvindo muita música e supondo que muitos de vocês estejam fazendo o mesmo em meio a essa perturbação assustadora em nossas vidas. Sabemos que a música terá papel importante em nossas celebrações quando voltarmos, mas a saúde vem em primeiro lugar, então, devo guardar em uma caixa a minha empolgação com 'Whoosh!'", disse Gillan.
Fonte: whiplash.net
Por Igor Miranda.