Midnight Oil lançou ontem (07/08/2020) seu primeiro single, “Gadigal Land” após quase duas décadas.

Em fevereiro, o Midnight Oil revelou que após uma turnê australiana em 2019, o grupo havia se reunido novamente no estúdio para começar a gravar sua primeira música nova desde o lançamento de Capricornia em 2002 .
Em parceria com o produtor Warne Livesey, a banda revelou que havia gravado 20 músicas, com oito delas (que “compartilhavam um forte foco na questão da reconciliação indígena”) definidas para serem lançadas em um mini-álbum intitulado The Makarrata Project .
Embora isso preceda o lançamento de outro álbum de estúdio completo, os planos de compartilhá-lo por volta do meio do ano parecem ter estagnado devido à pandemia de COVID-19. Agora, com o mencionado mini-álbum a caminho para chegar em outubro, o grupo anunciou que lançará o primeiro single desse álbum na sexta-feira.Intitulada “Gadigal Land”, a faixa traz contribuições dos vocalistas Kaleena Briggs, Bunna Lawrie e Dan Sultan, além de uma seção lírica escrita e entregue pelo poeta Gadigal, Joel Davison. Com estreia na sexta-feira, um vídeo especial de estúdio da música irá ao ar durante o National Indiatric Music Awards às 19h AEST.
“Sempre fomos felizes em emprestar nossa voz àqueles que clamam por justiça racial, mas realmente parece que chegamos a um ponto crítico”, explicou o grupo em um comunicado. “Instamos o governo federal a seguir as mensagens da Declaração do Coração de Uluru e a agir de acordo.
“Esperançosamente, esta música e o mini-álbum The Makarrata Project que criamos junto com nossos amigos das Primeiras Nações podem ajudar a iluminar um pouco mais a necessidade urgente de uma reconciliação genuína neste país e em muitos outros lugares também.
“Após séculos de luta por reconhecimento e justiça, a Declaração de Uluru de 2017 pediu o estabelecimento de uma 'Voz das Primeiras Nações' consagrada na Constituição australiana e o estabelecimento de uma 'Comissão Makarrata' para supervisionar a tomada de acordos e dizer a verdade entre os governos e Povos aborígines e das ilhas do Estreito de Torres. ”
O comunicado da Midnight Oil também revelou que todo o produto da trilha é “para organizações que buscam elevar a Declaração Uluru do Coração em particular e a reconciliação indígena de forma mais ampla”. A Sony Music Entertainment Australia também está a bordo para igualar as contribuições dos artistas.
Enquanto The Makarrata Project está a caminho de ser lançado em outubro, não há nenhuma palavra sobre quando o próximo álbum completo do grupo será lançado, ou quando eles poderão pegar a estrada mais uma vez. Mais recentemente, as intenções da banda de apresentar o Projeto Makarrata no Splendor in The Grass na semana passada foram encerradas devido à pandemia do COVID-19.
Fonte: Rolling Stone Magazine.